A automação robótica de processos (RPA) não é exatamente uma novidade. Porém, todo o entusiasmo em torno dessa ferramenta tem uma explicação: a combinação com outras tecnologias – como a IA que, quando usada com o RPA, oferece um enorme potencial para as empresas.
Ainda hoje, os funcionários gastam de 10% a 25% de seu tempo realizando tarefas repetitivas. Por outro lado, a pesquisa Deloitte Global RPA Survey aponta que 53% das empresas já iniciaram sua jornada de automação de processos robóticos.
Mas como levar o RPA para a sua empresa? Confira ao longo deste artigo!
O que é RPA – a automação robótica de processos?
O termo RPA refere-se a robôs de software (não robôs físicos, como muitas pessoas o interpretam erroneamente) que ajudam a automatizar atividades repetitivas, rotineiras e baseadas em padrões. Com o uso dessas ferramentas de automação, uma empresa pode realizar diversas tarefas automaticamente – como capturar e interpretar dados, manipular informações, acionar respostas e/ou se comunicar com outros sistemas digitais.
Portanto, os casos de uso de RPA podem partir de atividades muito simples, como enviar uma resposta automática a um e-mail, até aplicações mais complexas – como o processamento de faturas, monitoramento de desempenho, geração de estimativas, gerenciamento de documentos e muito mais.
Ou seja, a tecnologia de RPA lida com uma variedade de atividades, incluindo:
- Tarefas manuais e repetitivas. Isso pode incluir tarefas de coleta de dados, organização de informações, comunicação ou interações com dados de várias fontes.
- Tarefas de alto volume. Etapas de processos que devem ser concluídas repetidamente, como migrações de dados ou emissão de documentos fiscais.
- Múltiplas tarefas do sistema. Acesso a diferentes aplicativos, como aplicativos da Web, software de terceiros e outros.
Como escolher quais processos automatizar?
O RPA abre as portas para a automação de uma infinidade de processos. Ao olhar para a automação para resolver problemas e gerar resultados, o que você escolhe para automatizar depende de vários fatores. Os principais são:
- Seus objetivos
- Os desafios que impedem você de alcançá-los
- O tempo para o valor de automatizar um processo em detrimento de outro
Ao desenvolver sua lista, procure o seguinte:
- Processos que exigem trabalho substancial e são inconvenientes para os funcionários
- Quão complexo é o processo, já que os mais complicados demoram mais para serem implantados
- Tarefas que são altamente definíveis e ocorrem consistentemente
- Qualquer coisa com um alto volume transacional
- Tarefas com entradas legíveis
- Processos orientados por regras de negócios
Como o RPA pode potencializar ambientes SAP?
A maioria dos processos que são ótimos candidatos à automação está relacionada à migração de dados – ler dados, processar dados, transferi-los para algum lugar novo e verificar se os dados foram transferidos com precisão.
Embora algumas tarefas relacionadas a dados sejam bastante complexas e exijam inteligência humana, criatividade e pensamento crítico, outras são propensas a erros quando executadas por humanos. Muitas vezes, essas também são as tarefas mais repetitivas e tediosas, o que significa que as pessoas geralmente ficam mais do que felizes em permitir que os robôs as executem.
Os robôs têm a vantagem de nunca se cansarem e não sofrerem com a sobrecarga de informações, o que pode ser uma vantagem ao automatizar o SAP. Afinal, o sistema SAP pode apresentar um grau de complexidade na navegação dos usuários, certo? Os robôs veem apenas o que são solicitados a ver, como quais dados extrair, quais campos preencher e quais botões pressionar.
Quando o tempo das pessoas é liberado como resultado da automação, elas podem concentrar seu tempo nas tarefas que exigem inteligência humana, criatividade e pensamento crítico.
O resultado dessa realocação de recursos é um aumento significativo de produtividade e eficiência, o que naturalmente significa redução de custos gerais. Especialmente quando combinado com uma ferramenta de automação que permite projetar seus fluxos de automação com rapidez e facilidade. É por isso que tanto os gestores quanto os funcionários se beneficiam muito com a automação do SAP.
Aplicação da automação de processos no SAP
Algumas das tarefas que podem ser automatizadas no SAP incluem:
- Digitação de formulários
- Cópia de dados
- Entrada de dados
- Integração de aplicativos legados
- Migração de conteúdo
- Preenchimento de formulários
- Testes do SAP S/4HANA
- Migração de dados para SAP S/4HANA
- Integração de novos funcionários
- Riscos e controle do ERP
- Processamento de folha de pagamento
- Processamento de ordens de produção
- Operações de armazém e estoques
- Gestão de faturas
- Extração e categorização de dados
- Administração de pessoal
- Entre muitas outras!
Outra vantagem de uma implementação bem-sucedida de RPA no SAP é que ela simplifica o trabalho com sistemas complexos de interface com o usuário. A automação reduz o tempo de interação com o sistema e o tempo necessário para treinar novos funcionários para trabalhar no SAP.
Os serviços RPA fornecem ferramentas para projetar, criar e executar bots em vários aplicativos, e algumas plataformas também incluem automação de teste integrada, mineração de processos e tarefas.
Benefícios da combinação entre RPA e SAP
Dado que a ferramenta de automação certa é usada e uma abordagem estratégica é adotada, você pode esperar alcançar os seguintes resultados com combinação entre RPA e SAP:
- Automatize qualquer coisa. O SAP já permite que você automatize muitos processos, mas com a ferramenta de automação certa, você tem a chance de personalizar totalmente seu sistema SAP com uma variedade de opções adicionais de automação.
- Maior produtividade. Ao eliminar tarefas repetitivas, tediosas e propensas a erros, os indivíduos podem se concentrar e gastar mais tempo em tarefas de maior valor.
- Custos reduzidos. Com a automação de processos, você pode economizar tempo e recursos, o que significa que os custos são reduzidos automaticamente.
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