Um dos objetivos da sua empresa passa por entender, melhorar e transformar a experiência de seus clientes e funcionários? Para alcançar esse entendimento, uma imersão profunda nos negócios SAP deve conectar dados, equipes e operações de negócios.
Estamos falando de uma necessidade cada vez mais presente em um mundo de rápidas transformações. Todos os anos, as organizações enfrentam novos e importantes desafios – que incluem desde a pandemia de Covid-19 até problemas na cadeia de suprimentos global e inflação. Ao mesmo tempo, a tecnologia está avançando rapidamente e muitas empresas precisarão se adaptar para sobreviver e prosperar.
Processos de negócios anteriormente estáveis não podem mais ser vistos como constantes. Todos nós precisamos entender que a mudança é o novo normal e há uma necessidade contínua de reagir rapidamente, como parte de nosso projeto organizacional.
Neste contexto, a análise de processos exerce um papel essencial para a melhor experiência de negócios. Confira mais informações ao longo deste artigo!
O que é a análise de processos?
Todas as empresas têm o mesmo objetivo: operar da melhor maneira possível. No entanto, muitas vezes há uma desconexão entre as iniciativas de excelência operacional e a experiência de negócios. A análise de processos ajuda você a fechar essa lacuna e liberar todo o potencial de seus processos – alcançando excelência operacional e de experiência.
Na prática, a análise de processos no contexto SAP envolve a identificação de áreas em que os processos podem ser melhorados para aumentar a eficiência e reduzir custos. Isso geralmente envolve a identificação de gargalos ou áreas em que há desperdício de recursos.
Uma vez que essas áreas são identificadas, os consultores trabalham com a empresa para redesenhar os processos existentes e implementar soluções que otimizem esses processos. Isso pode envolver a customização do software SAP para atender às necessidades específicas da empresa ou a implementação de novos módulos SAP para suportar processos de negócios adicionais.
Desafios da análise de processos
1. Operações fragmentadas e equipes desconectadas
Todas as unidades de negócios são construídas e direcionadas para otimizar suas próprias operações. E é quase impossível para as equipes de experiência do cliente saber sobre cada mudança nos processos de negócios, muito menos analisar seu impacto.
A atualização de um procedimento de faturamento, a mudança de fornecedores e quaisquer alterações destinadas a tornar seu negócio mais eficiente podem gerar impactos para os usuários internos e clientes externos.
2. Dados em silos
Para identificar onde a experiência pode ser melhorada, você precisa olhar além dos dados operacionais e conectá-los a todos os dados de experiência de negócios disponíveis (como NPS e resultados de pesquisas) para fornecer uma visão unificada de nossos dados. E a maioria das organizações fica muito aquém disso.
3. Falta de ferramentas
Sem as ferramentas corretas em mãos, torna-se muito difícil criar uma visão dinâmica da organização que evolua com as necessidades do consumidor, funcionário ou fornecedor.
O valor de vincular análise de processos e experiência de negócios
Uma desconexão entre seus objetivos operacionais e de experiência pode levar a uma base de consumidores desengajada, abrindo espaço para a concorrência, desmoralizando funcionários, prejudicando as taxas de retenção de funcionários ou levando a fornecedores insatisfeitos.
Alcançar a excelência em todos os pontos de contato só é possível quando você considera o back office e o front office. A causa raiz de más experiências geralmente é revelada apenas considerando os principais fatores operacionais que influenciam o sentimento de seus clientes, funcionários ou fornecedores. Só então você poderá entender rapidamente onde focar primeiro, com base nos dados.
São vários os benefícios que podem ser notados ao vincular a análise de processos à experiência de negócios:
Integração da experiência
Com uma boa análise de processos, você consegue eliminar o risco de implementar iniciativas isoladas que não geram valor para a experiência de negócios. Para isso, você pode projetar, visualizar, gerenciar e compartilhar de forma colaborativa as jornadas de seus clientes, funcionários ou fornecedores e seu processo.
Com isso, também é possível entender como seu modelo operacional é percebido por seus clientes, funcionários ou fornecedores – mapeando suas jornadas e seus processos, métricas, sistemas e funções.
Agilidade na adaptação
A agilidade é um fator importante na análise de processos para melhor experiência de negócios. Veja só como isso pode ser posto em prática:
- Reduza o tempo para insights descobrindo relações desconhecidas, anomalias e tendências entre experiência e métricas de processo
- Aumente a agilidade e reduza o tempo de ação identificando rapidamente alavancas de experiência em seus processos de negócios
- Alcance melhores resultados de negócios e encante seus clientes implementando mudanças de processo orientadas por dados
Impulsione a excelência em escala
A análise de processos permite que a empresa promova uma abordagem de melhoria contínua orientada por dados. A partir disso, você pode melhorar e transformar continuamente seus negócios, processos e jornadas.
Além disso, também é possível impulsionar a eficiência com uma única estrutura analítica e prática, combinando dados operacionais e de experiência de diferentes domínios (por exemplo, experiência do cliente ou experiência do funcionário) – permitindo uma visão de fora para dentro e de dentro para fora da organização.
Coloque a análise de processos em prática!
Você já conhecia a importância da análise de processos para melhorar experiência de negócios? A Coinov pode ajudá-lo a colocar isso em prática na sua empresa.
Com a Avaliação de Processos, conduzimos uma imersão profunda em seus processos de negócio SAP, diagnosticando cenários e provendo a melhor solução para otimizar e alavancar sua performance. Com metodologia própria e abordagem imparcial, realizamos o mapeamento de fluxo de valor, seus principais gargalos e promovemos automações para melhoria da eficiência operacional.
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