As soluções low-code e no-code são um ponto de discussão na indústria de desenvolvimento devido à sua capacidade de simplificar a criação de sistemas, aplicativos e sites.
Com isso, surge a preocupação se esta tecnologia poderia se tornar uma ameaça aos profissionais que trabalham nessa área, como os desenvolvedores.
Entretanto, assim como outras automações, essas soluções são benéficas para automatizar e tornar os processos mais simples, maximizando a produtividade da equipe. Assim, os desenvolvedores podem concentrar sua atenção em outras tarefas que demandem mais de seus conhecimentos.
Preparamos neste blog post um conteúdo completo sobre as soluções low-code e no-code e seu impacto no trabalho de desenvolvedores. Confira!
O que é desenvolvimento low-code?
O método low-code, como o nome traduzido diz, significa “baixo código”. Ou seja, é possível criar aplicativos com menos código manual, reduzindo a exigência tradicional, o pro-code.
Elas fornecem componentes pré-construídos, automações e interfaces gráficas que agilizam o processo de desenvolvimento.
O pro-code continua como parte do processo. Porém as funcionalidades oferecidas no low-code permitem que os desenvolvedores comecem a desenvolver mais rapidamente.
O que é o desenvolvimento no-code?
O no-code, como o nome diz, significa “sem código”. Ou seja, esse método permite um modo de desenvolvimento ainda mais facilitado do que o low-code.
São plataformas direcionadas a usuários não técnicos, permitindo a criação de aplicativos sem a necessidade de escrever código. Elas se baseiam em lógica de arrastar e soltar, permitindo a construção de aplicações por meio de interfaces visuais e configurações.
Ou seja, nas plataformas no-code é possível criar um site ou um aplicativo sendo leigo, apenas arrastando e soltando alguns elementos.
Como eles impactam o trabalho de desenvolvedores?
Bem, você deve estar pensando agora que, devido essas facilidades, o trabalho de um desenvolvedor está acabado. Mas é aí que você se engana! Esses novos métodos para construção de sites e aplicativos, na verdade, irão proporcionar mais tempo útil aos desenvolvedores.
Os profissionais de TI são essenciais no mercado e recebem mais demandas do que podem dar conta, por serem considerados verdadeiras joias raras.
Nessa perspectiva, o low-code vem para auxiliar nos prazos de entrega dos trabalhos, por exemplo. Permitindo que esses profissionais gastem menos tempo com os códigos e consigam entregar demandas mais rapidamente.
Uma pesquisa realizada pelo Gartner, sobre perspectivas do crescimento de plataformas low-code em 2023, estimava que o mercado mundial de tecnologias de desenvolvimento desse tipo iria atingir o valor de $ 13,8 bilhões.
É um mercado em crescente expansão, mas que mesmo assim, não prejudica o trabalho de desenvolvedores, mas sim beneficia suas atividades.
Quais as diferenças entre eles?
A principal diferença entre low-code e no-code está na habilidade do usuário. As plataformas low-code exigem que o usuário tenha pelo menos uma habilidade básica em programação, pois, em algum momento, será necessário acrescentar um trecho de código.
Já as plataformas no-code não exigem nenhuma habilidade prévia do usuário, podendo ser utilizadas por leigos em programação. Em plataformas como esta, não é permitido a edição dos códigos. O usuário se depara com um espaço intuitivo e sem informações técnicas que possam confundi-lo.
As plataformas apresentam uma modelo de desenvolvimento simples sem o uso de qualquer linguagem de programação. São utilizadas para resolver problemas específicos e simples, com custo menor.
Já as plataformas low-code proporcionam criar aplicativos mais complexos, sofisticados e customizados; por isso, é necessário conhecimento básico em programação. Elas são utilizadas para agilizar o trabalho de desenvolvedores e também para proporcionar a entrada de profissionais com menor experiência no mercado.
7 benefícios do low-code e no-code
Ferramentas low-code e no-code apresentam benefícios atrativos para as empresas e também para os desenvolvedores. Além da otimização de processos de desenvolvimento, diminuindo o tempo para entrega, podemos citar outros benefícios, como:
- Facilidade de uso: permite que indivíduos com diferentes níveis de habilidade técnica contribuam para o desenvolvimento de aplicativos, aumentando a colaboração na equipe.
- Iteração rápida: possibilita atualizações e iterações frequentes nos aplicativos, respondendo rapidamente às mudanças de requisitos.
- Foco em tarefas complexas: libera desenvolvedores para se concentrarem em problemas mais desafiadores e inovadores, em vez de tarefas repetitivas e simples.
- Custo mais baixo: a redução no tempo de execução das tarefas, pode economizar recursos. A tecnologia low-code e no-code diminui a complexidade de tarefas de manutenção das aplicações, reduzindo custos e sobrecarga de TI.
- Testar novas ideias: com o uso dessas tecnologias, é possível testar ideias trazidas por diferentes departamentos da empresa, sem pesar muito nos custos. Ideias inovadoras podem auxiliar no processo de crescimento da empresa.
- Privacidade de informações e segurança de dados: outra grande vantagem do uso de tecnologias low-code e no-code é a segurança. Com métodos como estes, a empresa pode desenvolver tarefas confidenciais sem precisar recorrer a terceiros, diminuindo o risco de vazamento de informações.
- Diminui a falta de profissionais de TI e desenvolvedores no mercado: sabemos que essa área de atuação possui poucos profissionais qualificados e, por isso, a tecnologia low-code e no-code auxilia na diminuição da falta desses profissionais em empresas.
Como incluir essas tecnologias em seu negócio
Introduzir o low-code e no-code nas operações da sua organização permite otimizar suas atividades de programação.
Para empresas que usam as soluções SAP, é possível explorar os recursos do SAP Business Technology Platform, ou SAP BTP – que podem auxiliar na introdução dessas soluções em sua operação.
A plataforma oferece a possibilidade de desenvolver aplicativos e automação com soluções que incluem ofertas low-code e pro-code para desenvolvedores profissionais e especialistas em negócios.
É fato que a automação transforma positivamente a rotina dos profissionais, possibilitando uma rotina de trabalho otimizada e menos sobrecarregada. Para aplicar tecnologias como a low-code e no-code para a equipe do seu negócio, entre em contato por nosso WhatsApp!
continue lendo
Publicações relacionadas
O papel do CIO (Chief Information Officer) passou por uma […]
Se a sua empresa já conhece os desafios das tarefas […]
O termo go-live significa “ir a vida” ou “pronto para […]