O uso de automação em negócios proporciona agilidade nos processos e praticidade. O RPA (Automação Robótica de Processos), apesar de não ser uma novidade, como já mostramos aqui no blog da COINOV, pode ser combinado com outras tecnologias. Assim, é possível garantir ainda mais benefícios a automação.
Do inglês, Robotic Cognitive Automation, a automação cognitiva, é considerada uma abordagem complementar ao RPA. Ou seja, apesar de erradamente ser considerada competitiva ao RPA, essas duas automações podem ser um conjunto perfeito para a evolução da automação.
Confira nesse artigo a diferença entre essas duas abordagens e quais os benefícios de utilizá-las.
O que é automação cognitiva?
A tecnologia utilizada na automação cognitiva contempla um conjunto de Inteligência Artificial (IA) que imitam o comportamento humano. Essas tecnologias são capazes de ler ou escutar de forma automatizada. Dessa forma, a automação cognitiva oferece as empresas a capacidade de tornar atividades repetitivas e longas em tarefas simples e automáticas.
Com o uso dessa tecnologia é possível analisar dados de documentos, imagens, biometria (digital e reconhecimento facial) e voz. Leitura de e-mails ou processamento de faturas também são atividades que a automação cognitiva proporciona.
A automação cognitiva pode ser integrada ao RPA e a IAs. Quando isso acontece, os benefícios são muitos para as empresas que decidem automatizar seus processos.
Alguns dos benefícios são: organização de demandas, aumento da produtividade, melhoria na experiência ao cliente, redução de gastos.
Automação cognitiva X RPA: quais as diferenças entre elas?
O RPA trata de robôs de software simples que contemplam ações repetitivas de entrada de dados digitais, consideradas rotineiras e padronizadas.
O uso do RPA permite que as empresas economizem tempo, adquiram agilidade e praticidade em processos considerados repetitivos do dia a dia. Dessa forma, é possível realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, tornando o trabalho mais dinâmico.
A automação de RPA existe há mais de 20 anos e envolve atividades simples – como a obtenção e análise de dados, operar informações, enviar respostas e se comunicar com outros sistemas digitais.
Normalmente, o RPA é programado com antecedência e pode ser interrompido caso o uso dos aplicativos mude.
A Automação cognitiva, ou Cognitive RPA como também é chamada, complementa a RPA já conhecida. Mas como isso funciona na prática?
Enquanto a RPA trata de uma automação simples, a automação cognitiva consegue estruturar dados como: leitura de um email, fatura a ser paga ou qualquer outro dado não estruturado. Após, permite que RPA continue o processo transacional da atividade.
Como disse Wayne Butterfield, diretor da ISG, empresa de tecnologia: “RPA é uma tecnologia que tira o robô do ser humano, enquanto a automação cognitiva coloca o ser humano dentro do robô”.
Ou seja, a automação cognitiva requer um treinamento aprofundado e atualizações a medida que os dados evoluem. Ela está relacionada com o uso de tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial, Machine Learning e RPA que já conhecemos.
Podemos considerar que a principal diferença entre o RPA e a automação cognitiva é que a Automação de Processos Robóticos não depende de inteligência para operar. Ela é uma tecnologia simplesmente repetitiva e mecânica. Esse modelo é ideal para empresas com processos definidos e dados estruturados.
Já a automação cognitiva utiliza a inteligência artificial para interpretação de dados não estruturados, otimizar o fluxo de trabalho e tomadas de decisão. Ou seja, ela se encaixa em projetos mais amplos.
Porém, quando as duas automações são combinadas, a automação cognitiva coopera para a evolução da RPA, tornando o sistema ainda mais inteligente e atrativo.
Exemplos de tecnologias que usam RPA e automação cognitiva
As possibilidades oferecidas pela automação cognitiva e RPA favorecem a interação fluida e natural do ser humano com a tecnologia. Hoje em dia, está cada dia mais presente na rotina dos seres humanos tecnologias que utilizam esses processos de automação.
Há pouco tempo, não era possível digitalizar um documento se não utilizássemos uma máquina escaneadora. Hoje em dia, isso pode ser feito tranquilamente pelo celular. Mais do que isso, esse documento pode ser lido e processado rapidamente de forma automática.
Para que isso seja possível, a captura cognitiva de documentos irá trabalhar.
Tecnologias como a Optical Character Recognition (OCR) permitem reconhecer textos nas imagens através da extração de dados em fotos enviadas pelo usuário, como RG, Carteira de Trabalho e CNH.
Você já precisou abrir conta em um banco digital e enviar fotos dos documentos e uma selfie do seu rosto? Se sim, já pensou como em segundos o aplicativo sabe se a selfie se encaixa nos requisitos ou não? Para isso não há interferência humana!
A automatização Visual Recognition ou Computer Recognition utiliza a inteligência artificial para analisar e verificar as selfies enviadas, e a viabilidade dos documentos (se não há rasuras, cortes ou se estão legíveis).
Utilizar a automação cognitiva e RPA é ótimo para a empresa, pois aumenta o leque de serviços que podem ser oferecidos, além de proporcionar praticidade e inovação.
Para o cliente é ainda melhor, pois empresas que usam automação tendem a ser mais dinâmicas e favorecem a experiência positiva do cliente.
Por que incluir RPA e automação cognitiva na sua empresa?
Negócios que incluem automação em suas operações conquistam maior agilidade e produtividade na rotina de trabalho.
A tecnologia irá imitar o comportamento humano e proporcionar a automatização de processos computadorizados. Ocorre também a redução de erros na execução das tarefas e o tempo de execução diminui.
Tarefas como a interpretação de dados – obter dados, processar dados, analisar os dados e transferi-los para algum lugar novo – são exemplos de processos que podem ser automatizados em empresas.
Essas tarefas, muitas vezes, são demoradas, cansativas e complexas – e por isso podem demorar mais para serem feitas, além de serem propensas a erros humanos. Com a automação é possível evitar erros e reduzir custos.
O RPA e automação cognitiva na sua empresa proporcionam maior produtividade. Afinal, ao liberar os funcionários de processos que podem ser feitos por robôs, eles poderão focar em atividades que exigem realmente sua atenção.
Agora que você já sabe como o RPA e a automação cognitiva podem auxiliar na rotina de trabalho, conheça as soluções da COINOV para seu negócio. Acesse o nosso site!
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