A expansão da empresa no mercado é um momento muito aguardado pelos gestores de uma organização, certo? Entretanto, esse é um processo que requer cautela e planejamento – e o Rollout SAP é um grande aliado na hora de levar a tecnologia usada na empresa para as novas unidades.

Hoje em dia, as empresas podem fazer uma expansão mais rapidamente do que nunca – seja no mercado nacional ou internacional. Mas muitas empresas subestimam o quão difícil é entrar num novo mercado.

Para ajudá-lo a superar esse desafio, vamos abordar algumas estratégias e melhores práticas para expansão. Confira!

Por que as empresas expandem para novos mercados?

A expansão do mercado é uma estratégia de crescimento que envolve oferecer seus produtos/serviços existentes a um novo mercado. Este “novo mercado” geralmente está fora das atuais regiões geográficas em que a organização atua no momento.

Dependendo do seu negócio, você pode ter vários objetivos a cumprir com seu plano de expansão de mercado. Muitas pessoas pensam que a única razão pela qual as empresas se expandem para novos mercados é para conquistar mais quota de mercado e aumentar as receitas. Embora isso muitas vezes seja verdade, há uma série de benefícios além do crescimento:

  • Obter participação de mercado
  • Expandir a presença de vendas
  • Diversificar investimentos
  • Aumentar a capacidade de adquirir os melhores talentos
  • Reduzir de custos
  • Fusões e aquisições
  • Alocar funcionários mais próximos aos clientes

Estratégias e melhores práticas para expansão

1. Analise os mercados para ingressar

O lugar óbvio para iniciar seu processo de expansão é selecionar os mercados em que deseja ingressar, certo? Para isso, faça uma análise de dados desses locais para ter uma noção geral de onde você deve se aprofundar e medir a oportunidade mais ampla.

Como um exemplo simples, vamos supor que você esteja vendendo um produto de software que custa R$ 1.000 por assinatura anual. Agora, vamos supor que 1.000.000 de clientes em potencial possam comprar seu produto nos mercados escolhidos.

Uma maneira simplificada de calcular a melhor oportunidade seria multiplicar R$ 1.000 por seus clientes potenciais. Você teria um tamanho de mercado de R$ 1 bilhão, mas isso não levaria em conta as diferenças econômicas.

Agora, vamos supor que 30% desses clientes estejam em um país desenvolvido e 70% em um mercado em desenvolvimento – onde você teria que vender seu produto com 50% de desconto.

No país desenvolvido você poderia alcançar 300.000 clientes em potencial vendendo por um preço médio de R$ 1.000 – totalizando R$ 300 milhões. Já no país em desenvolvimento você poderia alcançar um mercado de 700.000 clientes vendendo por R$ 500 – totalizando R$ 350 milhões.

Isso fornece um tamanho de mercado mais preciso de R$ 650 milhões. Mas maior nem sempre significa melhor – você também precisa levar em consideração a dificuldade.

2. Avalie a dificuldade de entrar no mercado

Além de analisar os dados quantitativos, é fundamental analisar o quão difícil será entrar nos mercados em questão. Para isso, você pode avaliar fatores como:

  • Caminho de entrada no mercado
  • Facilidade de negócios
  • Economia local
  • Localização e necessidade de internacionalização
  • Cultura do local

3. Elabore sua estratégia de entrada no mercado

Agora que você entende a oportunidade e tem uma ideia de quais mercados-alvo serão mais fáceis de entrar, é hora de formular uma estratégia de entrada no mercado. Geralmente, isso envolve: determinação dos principais mercados de foco, estratégia de canal e cliente-alvo, alocação de recursos, ofertas de produtos, posicionamento da marca e operações de preparação.

4. Construa seu plano de expansão

Por fim, chegamos ao momento de construir um plano de expansão:

  • Defina um responsável. Quem executará o processo de expansão da organização? Dependendo do escopo do seu planejamento, o ideal é que seja alguém com uma função multifuncional, que tenha relacionamentos sólidos com os líderes e que esteja suficientemente familiarizado com todas as partes do seu negócio.
  • Crie uma equipe multifuncional. Depois disso, é hora de formar uma equipe multifuncional. Afinal, a execução bem-sucedida de sua estratégia de expansão de mercado exigirá o apoio de todas as suas equipes – podendo incluir engenharia, produtos, marketing, jurídico, finanças, análise de dados, TI, entre outras.
  • Avalie as ferramentas e processos. Muitas empresas consideram a expansão do mercado caótica porque não existem ferramentas e processos claramente definidos. Em vez disso, você deve investir nas ferramentas e processos certos – a chave para impulsionar o desempenho em escala. É neste momento que o Rollout SAP entra em cena para ajudá-lo a transformar o projeto em um sucesso!

O papel do Rollout SAP na expansão da empresa

À medida que a organização conduz seu processo de expansão, a infraestrutura técnica desempenha um papel vital no apoio a estas operações, certo?

Devido a esse papel crescente da TI, muitas organizações estão implementando um sistema SAP ERP para dar suporte a operações em regiões ou países inteiros. Isso permite uma solução padronizada para todas as entidades empresariais. Em vez de ter processos e operações de negócios diferentes, as organizações podem contar com processos de negócios mais precisos e consistentes a qualquer momento e em qualquer área.

Por que o Rollout SAP é necessário?

O Rollout SAP é um projeto que envolve a implementação e customização do sistema SAP em subdivisões ou empresas subsidiárias. Mas por que ele é tão importante?

Em primeiro lugar, o SAP Rollout é crucial para a padronização dos processos de negócio. Com unidades de negócios em regiões diferentes, pode haver disparidade na forma como as operações são conduzidas. Um Rollout SAP bem executado unifica esses processos, garantindo que cada unidade utilize o mesmo sistema e siga os mesmos protocolos.

Em segundo lugar, o Rollout SAP contribui para a redução da redundância de dados. Ao aplicar uma configuração de sistema único é possível reduzir a duplicação de dados e simplificar o gerenciamento.

Em terceiro lugar, o Rollout SAP oferece maior visibilidade e controle sobre as operações da empresa. Um sistema SAP unificado facilita o monitoramento do desempenho, a identificação de melhorias e a tomada de decisões estratégicas.

Por último, mas não menos importante, o Rollout SAP é um passo essencial na transformação digital das empresas. Ao padronizar sistemas e processos em toda a empresa, o Rollout facilita a adoção de novas tecnologias e inovações digitais.

 

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